quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Plano da Energisa para Grupo Rede deve ser aprovado até fim do ano na Aneel

SÃO PAULO, 14 Nov (Reuters) - O plano de reestruturação que a Energisa preparou para o Grupo Rede Energia deve entrar em audiência pública na semana que vem e ser votado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda neste ano, com expectativa de que a Energisa possa definitivamente assumir o endividado grupo no primeiro trimestre de 2014, segundo diretor da agência.

"Nós temos a expectativa de fazer a análise final em 2013, na última reunião do ano. Será uma audiência curta e documental", disse o diretor da Aneel José Jurhosa Júnior, relator do caso na Aneel, a jornalistas, nesta quinta-feira, após o leilão de transmissão de energia.

A Energisa já teve o plano de recuperação judicial para o Grupo Rede Energia aprovado por credores, reconhecido pela justiça, mas as distribuidoras do grupo ainda estão sob intervenção da Aneel, que tem que aprovar o plano técnico-econômico da Energisa para assumir o grupo.

Na expectativa de Jurhosa, a Energisa pode assumir definitivamente a empresa, com fim da intervenção, no primeiro trimestre do ano que vem. "Se tudo correr de acordo, o que a gente entende que pode acontecer, porque tem as questões jurídicas ainda, tem alguns recursos que tem que ser resolvidos pela justiça", ponderou o diretor.

A Energisa conseguiu a aprovação da justiça em setembro para o seu plano de recuperação judicial do Grupo Rede, no qual propõe assumir o controle do grupo e as dívidas com credores, além de um investimento inicial de 1,1 bilhão de reais para sanear as distribuidoras. Mas alguns credores contrários ao plano ainda têm ações na justiça questionando o processo.

As distribuidoras do grupo sob intervenção do governo são Cemat (MT), Enersul (MS), Companhia Força e Luz do Oeste (PR), Caiuá (SP), Bragantina (SP), Vale Paranapanema (SP), Nacional (SP) e Celtins (TO).

Na audiência pública, a Aneel abrirá o plano para contribuições e também tornará análises preliminares que a agência já fez sobre o plano, além de informações dos interventores. Jurhosa, que assumiu recentemente uma das vagas na diretoria da Aneel, trabalhou no grupo de intervenção da agência nas distribuidoras do Grupo Rede Energia.

Nenhum comentário: