terça-feira, 1 de novembro de 2011

TIM está no caminho para cumprir metas--presidente

Da Reuters Brasil
A TIM Participações deve cumprir todas as suas metas estabelecidas no último ano, inclusive a de alcançar um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação, na sigla em inglês) de 4,5 bilhões de reais em 2011, disse nesta terça-feira o presidente da companhia, Luca Luciani.
Para isso, a companhia manteve suas previsões de investir 8,5 bilhões de reais até 2013 --até agora já foram aplicados 1,9 bilhão de reais-- e não se desviará do foco da rentabilidade e obtenção de novos clientes, mesmo com o aumento da competitividade na telefonia móvel.
"Vamos para a frente no quarto trimestre, vamos com a confiança de ter um percurso de sustentabilidade", disse Luciani a jornalistas em teleconferência.
Em julho, a TIM superou a Claro --do grupo mexicano Telmex, do empresário Carlos Slim-- em número de acessos móveis pela primeira vez desde 2008 e tornou-se a segunda colocada do mercado.
Apesar de o foco na rentabilidade ser considerado por analistas mais importante do que apenas a participação de mercado, a TIM deve ficar atenta para uma possível aproximação à líder do mercado, a Vivo, do grupo Telefônica Brasil.
"Estamos aumentando distância em relação à Claro e reduzindo em relação à Vivo", disse o diretor comercial da TIM, Lorenzo Lindner.
"A competição só faz acelerar a transformação do mercado de rede fixa para rede móvel", afirmou o executivo da TIM.
Controlada pelo grupo italiano Telecom Italia, a companhia vê ainda uma "canibalização" dos serviços de voz pela oferta de dados. "A nova forma de comunicar via dados é mais rápida, mais eficiente".
E mais rentável. Cerca de 15 por cento da receita da companhia é originada da venda de serviços de dados para celular.
Luciani sinalizou para a possibilidade de a companhia superar as metas propostas, apesar de não revisar formalmente suas previsões.
"Não temos revisão do guidance, não existem coisas profundamente diferentes do que já planejamos, nossa visão é manter a antiga (orientação de metas), com uma mais positiva, porque estamos indo mais rápido", disse Luciani.
DIGESTÃO
A TIM também anunciou nesta terça-feira que finalizou o processo de aquisição da AES Atimus, anunciado em julho por 1,6 bilhão de reais.
Luciani disse que, agora, a companhia não vai colocar tanto esforço na análise de compra de novos ativos, pois vai se concentrar na integração da Atimus à sua rede, com foco nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
"Agora temos que digerir o bolo, aquela integração (da Atimus) é uma integração importante", ressaltou.
A companhia não teme perder receita advinda da taxa de interconexão paga por operadoras fixas a móveis (VUM), cujo corte foi anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última semana.
"O percurso (de redução da VUM) é um percurso esperado", disse ele.
A TIM divulgou na segunda-feira seus resultados para o terceiro trimestre, com lucro de 316,6 milhões de reais, impulsionado, segundo Luciani, pelo foco da companhia em rentabilidade.
Às 14H36, as ações da TIM eram negociadas a 8,69 reais, queda de 2,14 por cento. No mesmo horário, o Ibovespa cedia 2,42 por cento.
(Por Sérgio Spagnuolo; Edição de Diogo Ferreira Gomes e Juliana Schincariol)

Nenhum comentário: