segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fortalecido, Mano fecha lista olímpica

Do Estado de S.Paulo:
Treinador já tem na cabeça os 18 nomes para os Jogos de Londres; Thiago Silva é certo

NOVA JERSEY - Duas vitórias e duas derrotas em quatro partidas não é exatamente o resultado dos sonhos para um técnico da seleção brasileira, mas Mano Menezes tem motivos para ficar satisfeito com o que viu seu time sub-23, reforçado por alguns jogadores acima dessa idade, fazer nos triunfos sobre Dinamarca e Estados Unidos e nos tropeços diante de México e Argentina. Não apenas porque a equipe mostrou um futebol de alto nível (com exceção do duelo contra os mexicanos), mas também porque não foram poucos os jogadores que desabrocharam na excursão pela Alemanha e pelos Estados Unidos e mostraram que podem brilhar na Olimpíada de Londres e, mais tarde, brigar por espaço na seleção principal.

Não há dúvidas de que o jogador que mais ganhou pontos com Mano nesses amistosos foi Oscar. O meia do Internacional, que quase não foi convocado porque ficou muito tempo sem jogar por causa da disputa jurídica com o São Paulo, foi titular em todos os jogos e exibiu um futebol de alta classe, com muita criatividade e passes preciosos, e ainda fez um belo gol contra a Argentina. O sucesso de Oscar nas quatro partidas foi tão grande que ele não apenas garantiu seu lugar na Olimpíada como se tornou forte candidato a ser titular em Londres, mandando Ganso para o banco de reservas. É possível que os dois joguem juntos, mas as chances não são grandes.

Outro que se deu bem na excursão foi o goleiro Rafael, do Santos. Ele foi titular nas três partidas em que fez parte do grupo - o goleiro ainda estava no Brasil quando a seleção venceu a Dinamarca - e se saiu muito bem. Se não acontecer algum acidente de percurso, Rafael será titular na Olimpíada.

Mano já anunciou que Thiago Silva será um dos jogadores com mais de 23 anos em Londres e agora precisa escolher os outros dois. A ideia inicial do treinador era levar apenas atletas de defesa, mas Hulk se firmou nos amistosos e embaralhou as cartas.

A julgar pelos quatro jogos que a seleção fez na excursão, Marcelo e Hulk serão os outros "veteranos" nos Jogos. Isso porque eles foram titulares em todas as partidas e, como a equipe funcionou muito bem na maior parte do tempo, é possível que Mano decida não mexer no que está dando certo e leve os dois para Londres.

Os jogadores que podem "roubar" o lugar de Marcelo e Hulk são Daniel Alves e David Luiz. O lateral do Barcelona perdeu espaço por não ter participado da excursão, já que está machucado, mas nem por isso foi descartado. E o zagueiro do Chelsea ganhou muitos pontos com Mano Meneezes por ter aceitado participar da excursão mesmo sem ter condições de jogar. 

COTAÇÃO PARA LONDRES 

SOBEM
Oscar (Internacional)
Rafael Cabral (Santos)
Marcelo (Real Madrid)
Hulk (Porto)
Rafael Silva (Manchester United)
Juan (Inter de Milão)
Rômulo (Vasco)

DESCEM
Danilo (Porto)
Leandro Damião (Internacional)
Lucas (São Paulo)

NA MESMA
Neymar (Santos)
Thiago Silva (Milan)
Sandro (Tottenham)
Bruno Uvini (São Paulo)
Casemiro (São Paulo)
Jefferson (Botafogo)
Alexandre Pato (Milan)
Wellington Nem (Fluminense)
Alex Sandro (Benfica)
David Luiz (Chelsea)

Nenhum comentário: