quinta-feira, 12 de abril de 2012

Municípios do Rio Grande do Norte recebem 26 retroescavadeiras

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, confirmou, ontem, dia 11, ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, do PMDB, a doação de 26 máquinas retroescavadeiras para o Rio Grande do Norte. As máquinas serão usadas pelas prefeituras para abrir estradas e principalmente para manutenção e construção de pequenos açudes.

Entre os beneficiados estão a Serra do Mel. No caso em questão, a máquina será usada para recuperar as estradas de acesso as 22 vilas rurais do município. Estas estradas são todas carroçáveis e em algumas épocas do ano ficam intransitáveis. Segundo o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo, a máquina não terá uso para construção ou recuperação de açudes, pois o município não tem estes tipos de reservatórios e nem tem como construir.

A distribuição das máquinas faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "Essas máquinas vão ajudar o desenvolvimento dos municípios, tanto nas cidades como na zona rural", lembrou o deputado Henrique Eduardo Alves. Todos eles têm fortes características rurais e são carentes de equipamentos de construção e manutenção dos serviços das prefeituras.

Henrique disse que entrega das máquinas estava prevista para os próximos meses, mas ele interferiu e conseguiu antecipar a entrega, considerando que o Rio Grande do Norte caminha a passos largos para se configurar seca verde, ou seja, um cenário onde os pequenos agricultores não terão safra. As chuvas não foram suficientes para vingar a safra de milho e feijão. "As retroescavadeiras são um diferencial no desenvolvimento agrário dessas cidades tão carentes de apoio do governo federal. Por outro lado, a população, rural principalmente, também depende muito do apoio das prefeituras", ressaltou o líder, lembrando o papel do MDA e a importância do PAC também na realização de pequenas obras e serviços importantes para os municípios menores.

Confira as cidades potiguares que vão receber as retroescavadeiras : Apodi, Baraúna, Caiçara do Norte, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itajá, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Olho D`Água do Borges, Pedra Grande, Pendências, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Touros e Upanema.

Nenhum comentário: