segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ministério da Saúde abre 3,7 mil vagas para médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas

Do Portal Dab.saude:
Estão abertas até o dia 12 de fevereiro, as inscrições para seleção de médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas para trabalharem na atenção básica, e os aprovados participarão do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica - PROVAB. São, ao todo, 3,7 mil vagas: 2 mil para médicos, 1 mil para enfermeiros(as) e 700 para cirurgiões dentistas que devem ser ocupadas ainda em 2012. Os interessados passarão por uma fase de habilitação e depois pela de seleção.

As pré-inscrições poderão ser feitas AQUI e são realizadas apenas pela interne. Os profissionais candidatos tem acesso a quatro páginas: Inicial, Documentos, Acesso ao Sistema e Fale Conosco, pelas quais podem conhecer melhor o PROVAB, baixar arquivos de editais de convocação e portarias relativas ao programa, além do Passo a Passo para orientar os processos de habilitação e, posteriormente, de seleção.

O programa está inserido nas políticas de atração, provimento e fixação de profissionais em todo o país, para áreas onde há maior vulnerabilidade das populações. Todos municípios brasileiros podem participar do PROVAB, que foram agrupados em seis perfis, conforme a vulnerabilidade de suas populações: população rural e pobreza intermediária ou elevada (em grandes cidades e regiões metropolitanas); população quilombola, indígena e assentamentos rurais; capital ou região metropolitana; e municípios com mais de 100 mil habitantes.

http://dab.saude.gov.br/sistemas/provab/


Adesão a Semana Saúde na Escola começa dia 20 de janeiro 

A partir do dia 20 de janeiro de 2012, até o dia 24 de fevereiro de 2012, o Sistema de Monitoramento do Programa Saúde na Escola PSE/SIMEC esta aberto aos municípios para que possam aderir a Semana Saúde na Escola. 
Ao aderir à campanha o município indica as equipes de saúde da família e as escolas que se comprometerão a planejar e executas ações já pactuadas pelos Grupos de Trabalho Intersetorial - Municipal(GTI-M), no Termo de Compromisso do Programa para 2012.

Das atividades propostas para Semana, duas serão obrigatórias: avaliação antropométrica dos educandos e agendamento de visitas guiada das famílias às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além dessas atividades, os gestores da saúde e da educação poderão optar por mais um conjunto de atividades (de duas a quatro) que envolvam os temas de promoção da alimentação e modos de vida saudáveis; saúde sexual e reprodutiva; álcool e outras drogas; diversidade sexual; bullying; homofobia, discriminação e preconceito no cotidiano da escola.

Os municípios que aderirem e cumprirem as metas estabelecidas recebem incentivos financeiros extras. O valor do incentivo repassado, irá variar de acordo com o número de equipes de saúde que aderirem e informarem suas ações no SIMEC. O valor desse incentivo é de 1/12 da parcela anual destinado a cada equipe de saúde da família. O recurso será repassado por equipe parceira e cabe ao GTI-M sua gestão, visando à continuidade do desenvolvimento das ações com os enfoques da campanha ao longo do ano letivo.

Nenhum comentário: