terça-feira, 16 de agosto de 2011

Para acalmar base, governo libera R$ 1 bi para emendas


Do Reuters
O governo federal prepara a liberação de 1 bilhão de reais para emendas parlamentares, o principal foco de tensão entre o Legislativo e o Palácio do Planalto, disse nesta terça-feira o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP).
O anúncio vem depois de parlamentares da base aliada paralisarem a pauta de votações da Câmara na semana passada. De acordo com o líder, no entanto, a transferência dos recursos não é imediata e não ocorrerá de uma só vez.
"Vai ser liberado 1 bi (de reais), e até setembro zera os restos a pagar", disse o líder governista.
"Isto (a liberação) já está sendo feito. Mas não é imediato. Tem que ver a emenda, qual o programa, o recurso que tem cada área, e vai liberando", acrescentou Vaccarezza, que se reuniu com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
A ministra passou a tarde na Câmara, em reuniões com líderes de partidos da base.
Ela estava encarregada de preparar um cronograma de liberação de emendas, mas durante almoço com líderes da base afirmou que não teria condições.
"Vamos discutir aí no mês de agosto, setembro, a continuidade (de liberações) para o resto do ano", disse Vaccarezza.
Desde o início do mandato, Dilma sofre com a reclamação de aliados que reivindicam maior proximidade com ela e maior participação nas decisões do governo.

Nenhum comentário: