sábado, 14 de setembro de 2013

Makro quer instalar posto em Natal

daTribuna do Norte:
O Makro, multinacional do ramo atacadista de alimentos e outros produtos, entrou com um pedido de licença prévia na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal para instalar um posto de combustível dentro de sua área, na avenida Salgado Filho, nas margens da BR 101. O pedido foi protocolado junto a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) no último dia 10 e publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Município. 

Júnior Santos O Sindipostos é contra a instalação de postos em supermercados

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano, disse desconhecer outro grupo que tenha entrado com pedido semelhante depois que a Lei dos Postos foi aprovada em Natal, em abril deste ano. Até a aprovação da lei, instalar postos em supermercados e hipermercados na cidade era proibido. A exceção é o posto Carrefour, na Zona Norte.

Segundo Toscano, a resposta ao pedido do Makro deverá sair dentro de 40 dias. “Vamos analisar o projeto, visitar o local, avaliar se a atividade é compatível com a área, se o lençol freático comporta a instalação de um posto de combustível”, afirmou.

Experiência 

O Makro atua no segmento de revenda de combustíveis há quase 40 anos. O primeiro posto da rede no país foi inaugurado em 1974, na Vila Maria, em São Paulo. Segundo informações publicadas no site oficial da multinacional em fevereiro de 2012, a rede contava no início do ano passado com 32 postos, sendo 28 de bandeira BR, um posto Ipiranga e três postos com bandeira própria do Makro. A maioria deles localizada dentro do terreno das lojas Makro. 

A TRIBUNA DO NORTE procurou a companhia, através da assessoria de comunicação, para atualizar os números e saber, entre outras coisas, quanto o grupo pretende investir para instalar o posto e em quanto tempo espera que ele comece a operar, mas a assessoria não disponibilizou porta-voz nem enviou as respostas solicitadas até o fechamento da edição. 

A instalação de postos em supermercados e hipermercados é alvo de críticas por parte da diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no estado (Sindpostos/RN), que tem se posicionado contra desde que a possibilidade começou a ser discutida anos atrás.

“Não há dúvida de que a nova lei aprovada pela Câmara Municipal de Natal (em abril) trará grandes prejuízos para revenda de combustível”, afirmou o sindicato, em comunicado a imprensa logo após a aprovação da lei. Procurado ontem, o sindicato reafirmou, através da assessoria de comunicação, que mantém o seu posicionamento.

“O posicionamento do sindicado é amplamente favorável a livre concorrência, desde que sejam oferecidas condições igualitárias para todos, o que não ocorrerá com essa nova lei”, reafirmou.

A Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), que também havia se posicionado contra a instalação de postos em supermercados e hipermercados, adotou um novo posicionamento. “A nossa posição na época foi contrária. As multinacionais tem um grande poder financeiro e quando entram no ramo dos combustíveis estão, na verdade, buscando uma alternativa para aumentar o fluxo de pessoas na sua loja. Queríamos mostrar isso. A própria Associação Brasileira dos Supermercados, no entanto, afirmou que é a favor da livre concorrência. O que vamos fazer a partir de agora é acompanhar os efeitos da lei. Não somos mais nem a favor nem contra”, disse Eugênio Medeiros, que é supermercadista e membro da diretoria da Associação dos Supermercados do RN.

Nenhum comentário: