sábado, 8 de junho de 2013

Quase 3 mil eleitores foram a cartórios do DF neste sábado para o recadastramento biométrico

da Agência Brasil:
Brasília – Quase 3 mil pessoas procuraram, até o início da tarde de hoje (8), os cartórios e postos eleitorais do Distrito Federal (DF) que abriram em caráter extraordinário, neste sábado, para fazer o recadastramento biométrico. O serviço faz parte dos esforços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para agilizar o atendimento aos eleitores, principalmente àqueles que têm dificuldades de comparecer às unidades durante os dias úteis, e garantir que estejam aptos a votar em urnas biométricas nas eleições do ano que vem.

De acordo com o presidente do tribunal, desembargador Mario Machado, a procura neste sábado corresponde às expectativas do órgão. Ele lembrou que está previsto novo atendimento extraordinário, com abertura dos cartórios e postos eleitorais das 8h às 14h, no dia 29.

“Estamos aumentando a capacidade de atendimento para fazer frente ao fluxo crescente dos eleitores. A procura tem correspondido à nossa expectativa e ao planejamento feito pelo órgão”, enfatizou Machado, que esteve no início da tarde em um cartório da Asa Sul, zona central de Brasília.

O magistrado lembrou que, para facilitar o serviço, o horário de atendimento nos cartórios e postos da Justiça Eleitoral do DF foi ampliado para o período da manhã. Desde o último dia 3, eles funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além disso, a partir de julho, cerca de 200 funcionários terceirizados vão reforçar o trabalho do contingente atual de 320 servidores envolvidos na atividade.

Mario Machado enfatizou que quem não fizer o recadastramento terá o título eleitoral cancelado. “Com isso, não poderá votar nas eleições de 2014, ficará impedido de tirar passaporte, de se matricular em instituição de ensino público, enfim sofrerá uma série de sanções. Por isso é importante que o eleitor faça o recadastramento e aproveite esta fase em que pode escolher o horário e o local do atendimento", ressaltou.

Para o presidente do tribunal, o uso da biometria, que prevê a identificação de todos os eleitores pelas digitais na hora da votação, vai ampliar a segurança do sistema, reduzindo os riscos de fraudes, e garantir rapidez ao processo de identificação do eleitor.

Iniciado em 25 de fevereiro, o recadastramento biométrico já foi feito por aproximadamente 185 mil pessoas, de um total de 1.861.622 eleitores do DF. O prazo vai até 31 de março de 2014. O último recadastramento no Distrito Federal foi feito em 1986, quando ainda não havia o sistema biométrico.

Para se recadastrar, o eleitor do DF deve agendar um horário pela internet, no site www.tre-df.jus.br, ou pelo telefone 3048-4000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ao acessar o sistema, deverá ter em mãos o número do título de eleitor. Ele poderá escolher qualquer cartório ou posto da Justiça Eleitoral em que deseja ser atendido.

Sem contar com um horário de trabalho fixo durante a semana, o fisioterapeuta Daniel Olímpio, de 29 anos, só conseguiu se programar para ir ao cartório eleitoral hoje, em seu dia de folga. Para ele, o atendimento extra é fundamental para quem tem uma rotina incerta.

"Não teria como me programar para vir de segunda a sexta, porque nunca sei quando terei um horário livre nos dias úteis. Por isso, agendei o serviço para a minha folga e achei o atendimento organizado e rápido. Nem atrapalhou muito meu dia de descanso", brincou ele, que concluiu o recadastramento em menos de dez minutos.

Aos 94 anos, a dona de casa Ondina Roedel também foi ao cartório eleitoral neste sábado, acompanhada das duas filhas, a funcionária pública aposentada Célia Roedel, de 63 anos, e a professora também aposentada Cecília Roedel, de 65 anos. Enquanto cadastrava suas digitais com o mesmo capricho exibido em unhas pintadas na cor vermelha, a dona de casa disse estar apta a votar e ter consciência do quanto pode contribuir para a vida política do país, mesmo não sendo obrigada a votar pela legislação por ter mais de 70 anos.

"Eu voto porque gosto, quase por esporte. Enquanto eu estiver viva e minhas filhas puderem me ajudar, vou às urnas dizer quem vai me representar", disse, sorridente.

Para a filha Célia, tamanha disposição em participar do processo eleitoral devia servir de exemplo a quem encara o voto apenas como obrigação. "É um privilégio fazer parte deste momento, por isso tenho tanto orgulho do entusiasmo que a minha mãe demonstra em relação aos seus direitos e deveres como cidadã. Sem dúvida, isso nos motivou a ser pessoas atentas à condução da política brasileira", destacou.

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o site da biometria, que trará orientações para o eleitor sobre como agendar o recadastramento no município em que reside ou na cidade mais próxima. O sitetambém apresentará um balanço das pessoas que já fizeram o recadastramento em todo o país.

A meta é recadastrar 16 milhões de eleitores até 2014.

Nenhum comentário: