sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ANA apresenta metodologia para o Plano de Bacia do Piranhas-Açu

do Portal femurn:
O Plano de recursos hídricos para a gestão da bacia do rio Piranhas-Açu voltou a ser tema de discussão entre Agência Nacional de Águas (ANA) a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e diversos atores relacionados a gestão de recursos hídricos no Estado. Numa reunião realizada ontem (31), na SEMARH, o Gerente de Plano de Recursos Hídricos da ANA, José Luiz Zoby, apresentou a metodologia de como está sendo desenvolvido este plano e as etapas de sua elaboração.

Segundo Joana Medeiros, Coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, esse encontro é fundamental para que a ANA tome conhecimento da visão do estado sobre os principais problemas, conflitos e potencialidades existentes na bacia.

"Essa primeira visita será o início de um diálogo permanente com o estado. Quanto mais o estado participar da elaboração do plano mais legítimo e eficiente ele será", disse José Luiz Zoby, da ANA.

Em sua apresentação, Zoby falou sobre os temas estratégicos que vão compor o Plano de Recursos Hídricos para a Bacia do Piranhas-Açu. Entre eles: Disponibilidade e incremento da oferta de água, convivência com a seca, saneamento, qualidade de água e gestão de reservatórios, desertificação, eventos extremos e mudanças climáticas.

O Plano de Bacia do Piranhas-Açu foi contratado pela ANA e já se encontra em execução. A Semarh vai acompanhar a elaboração deste documento para possibilitar que as ações executadas estejam de acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH).

A Bacia Hidrográfica do rio Piranhas-Açu é estratégica para o Estado. Nela está contido o maior reservatório, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que exporta água para quase todas as regiões do RN. Entre as principais atividades econômicas desenvolvidas estão a irrigação, carcinicultura e produção de sal.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, técnicos da Semarh, o secretário adjunto de Agricultura, José Simplício, o diretor da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), José Geraldo Medeiros, e técnicos do Instituto de Gestão de Águas do RN (IGARN), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), da Universidade Federal do RN e da Companhia de Águas e Esgoto do RN (CAERN).

Nenhum comentário: