sábado, 1 de dezembro de 2012

Jogos Sul-Americanos Escolares são abertos oficialmente em Natal

Assessoria de Imprensa SEEL:
Uma bonita festa com as presenças das delegações dos países marcou a abertura oficial da 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares de 2012 na noite desta sexta-feira (30), em Natal. A solenidade ocorreu no ginásio central do Campus Universitário, na Universidade Federal do RN, e foi prestigiada pela governadora Rosalba Ciarlini, pelo secretário Nacional de Esporte, Afonso Barbosa, que representou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pelo secretário de Estado do Esporte do RN, Joacy Bastos, ministros de Esporte dos países participantes e pelo do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

Durante o discurso, Afonso Barbosa externou a emoção de participar da abertura dos jogos e falou aos atletas sobre a oportunidade de integração que o esporte proporciona. "Vocês que compõem o continente sul-americano nasceram no momento em que o esporte está em seu estado supremo. Vocês serão vencedores porque escolheram o esporte como meio de vida. O RN está de parabéns e será lembrado durante anos e anos por esta edição. Curtam a alegria da idade de vocês e tenham todos um bom evento", falou.

Em seguida, a governadora Rosalba Ciarlini declarou oficialmente a abertura dos jogos, mas antes falou aos estudantes e lembrou que o esporte é um caminho para superar as barreiras. "Deixo um cumprimento especial para os irmãos sul-americanos que além da vitória no esporte terão uma vitória na vida. Aproveitem estes dias para interagir, unir corações e pensamentos de luta pelo esporte".

O secretário de Estado do Esporte do RN, Joacy Bastos, declarou que a realização dos Jogos Sul-Americanos traduzem a realização de um sonho. "Esse sonho não é apenas da minha parte, mas também de Rosalba Ciarlini. A ideia de captar grandes e mega eventos foi um pedido da governadora. Trouxemos os jogos para cá pela sua vontade política e de alguns membros da bancada federal. Este evento deixa um legado econômico, social, cultural e esportivo. Vivemos uma fase totalmente diferente onde as crianças estão entendendo que aquelas que participam do ciclo do esporte são privilegiadas, são participantes de um Brasil melhor na qual a qualidade de vida será uma grande meta para a conquista do nosso futuro", finalizou.

Solenidade de abertura
A festa de abertura dos jogos contou com as participações das bandas de música do grupamento de fuzileiros navais e da Polícia Militar, que acompanharam a entradas das delegações. O primeiro grupo a se apresentar ao público foi a Argentina, seguido por Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguaia, Peru, Uruguai, Suriname e, por fim, Brasil, anfitrião da edição dos jogos. Em seguida, os presentes puderam assistir a uma apresentação temática "A noiva do sol abraça a América do Sul", idealizada e conduzida pelo artista potiguar Isaque Galvão.

No show, os presentes puderam relembrar um pouco a origem indígena dos povos sul-americanos, passando pela dança de rua, hip hop, quadrilhas de São João, baião, forró, boi-bumbá, encerrando com o carnaval. Durante a apresentação, as delegações também fizeram uma bonita e participativa festa, trazendo o colorido das bandeiras ao ginásio do Campus. O ponto alto da festa foi a apresentação do mascote dos jogos, o índio.

Além disso, dois potiguares tiveram contribuição importante na solenidade. Allysson Muniz, campeão de Xadres nas Olimpíadas Escolares realizadas em Poços de Caldas, leu o juramento dos atletas, enquanto Lucas Maciel, medalha de ouro e prata na natação nos 100m e 50m peito, respectivamente, foi o responsável pelo acendimento da pira, que indica o início das competições.

Nenhum comentário: