quinta-feira, 29 de março de 2012

Londres 2012: Biquíni não será obrigatório no vôlei de praia

da BBC Brasil:
Até agora obrigadas a vestir biquínis nas competições oficiais, as jogadoras de vôlei de praia terão a opção de trocá-los por trajes que cubram mais o corpo nos Jogos Olímpicos de Londres.
Atletas poderão usar roupas como as usadas por
duplas 
brasileiras em competição na Holanda
A decisão foi anunciada nesta semana pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em inglês), que afirmou querer que as participantes tenham opções para se cobrir mais.

O biquíni já se tornou símbolo do esporte, e muitos afirmam que é a razão pelo sucesso de público nos torneios femininos, mas a FIVB diz querer respeitar as culturas de muitos países que participam dos Jogos.

"Muitos desses países têm exigências religiosas e culturais, então o uniforme deve ser mais flexível", afirmou o porta-voz da federação, Richard Baker.

A regra modificada permite "calças curtas de comprimento máximo de três centímetros acima do joelho" e "tops com ou sem mangas".

O torneio olímpico de vôlei de praia será disputado entre 28 de julho e 12 de agosto em um estádio especialmente preparado no Horse Guards Parade, a praça de desfiles da Cavalaria Real localizada na região que concentra os prédios dos ministérios do governo britânico.

Boxeadoras de minissaias

Desde que foi integrado aos Jogos, em 2000, vôlei de
 praia feminino é um dos esportes mais populares
 
Este não é o primeiro esporte olímpico a enfrentar polêmicas por conta dos uniformes.

No ano passado, durante o Campeonato Mundial de boxe feminino organizado pela Associação Internacional de Boxe Amador, as competidoras apareceram usando minissaias no lugar das tradicionais bermudas.

A razão oficial, segundo a associação, era "distinguir as boxeadores dos homens". Apesar de a associação anunciar que o novo uniforme será opcional nas Olimpíadas, algumas boxeadores se disseram indignadas.

"Não vou usar uma minissaia. Nem sequer uso minissaias quando saio à noite, então definitivamente não vou usar uma no ringue", afirmou a irlandesa Katie Taylor, três vezes campeã mundial.


Nenhum comentário: