HELSINQUE (Reuters) - O browser Chrome, do Google, superou o Internet Explorer, da Microsoft, e se tornou o líder global pela primeira vez no último domingo, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela empresa StatCounter.
"Apesar de ter acontecido em apenas um dia, isso é um marco", disse Aodhan Cullen, presidente-executivo da StatCounter. "Nos finais de semana, quando as pessoas estão livres para escolher que browser querem usar, muitas delas estão selecionando o Chrome em vez do IE."
Em 18 de março, o Chrome teve um índice de utilização de 32,7 por cento, enquanto o IE teve participação de 32,5 por cento. Quando as pessoas retornaram ao trabalho na segunda-feira, a fatia do IE cresceu para 35 por cento e a do Chrome recuou para 30 por cento.
"Ainda não está claro se o Chrome poderá assumir a liderança na guerra de browsers no longo prazo, entretanto, a tendência em direção ao uso do Chrome no fim de semana é inegável", disse Cullen.
Em termos mensais, a participação do Chrome subiu para 31 por cento em março até agora ante 17 por cento um ano atrás. Enquanto isso, o IE recuou de 45 para 35 por cento.
A participação de mercado do Firefox, que é popular na Europa, é de cerca de 25 por cento no mundo.
O browser Safari, da Apple, está em um distante quarto lugar, com participação de 7 por cento e o Opera aparece em seguida, com 2 por cento.
As estatísticas da StatCounter são baseadas em dados agregados de mais de 3 milhões de sites, com uma amostra de mais de 15 bilhões de visualizações de páginas por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário