sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Brasil faz superávit primário recorde, dívida recua


Da Reuters Brasil

Impulsionado por receitas extraordinárias de mais de 8 bilhões de reais, o superávit primário feito pelo setor público brasileiro aumentou em mais de nove vezes em julho na comparação com o mesmo período do ano passado, e alcançou nível recorde para o mês, de 13,789 bilhões de reais.

No acumulado do ano, a economia para o pagamento de juros somou 91,979 bilhões de reais, o que corresponde a quase 80 por cento da meta de 117,9 bilhões de reais estabelecida para este ano, mostraram dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira.
"O acumulado dos sete primeiros meses do ano mostra uma melhora substancial das contas públicas, retomando a normalidade perdida em 2009 e 2010, caminhando para o cumprimento da meta", afirmou a consultoria Rosenberg Associados em nota.
"Para os próximos meses, devemos observar superávits primários menores, devido à execução plena do orçamento e ausência de receitas extraordinárias."
No mês passado, a mineradora Vale fez um pagamento de 5,8 bilhões de reais à Receita Federal para quitar débitos tributários que vinham sendo questionado na Justiça. As receitas da União também foram engordadas, no mês, pelo pagamento de 2,3 bilhões de reais em tributos em atraso de contribuintes que aderiram a um parcelamento especial com perdão de multas lançado após a crise de 2008.
Em junho, o parcelamento, conhecido como Refis da crise, já havia gerado um recolhimento extraordinário de 6,7 bilhões de reais.
A crescente arrecadação de impostos também têm refletido o desempenho econômico. Apesar de indicadores recentes sinalizarem desaceleração da atividade, a Receita afirma que o ritmo de recolhimento de impostos tradicionalmente reage com defasagem aos ciclos econômicos e que as receitas ainda espelham resultados fortes das empresas em períodos anteriores.

Nenhum comentário: