segunda-feira, 18 de julho de 2011

Gadgets lideram crescimento do setor de eletrônicos


(Com agência Reuters)
Smartphones e tablets estão em ascensão enquanto televisores mostram queda
Mais consumidores comprarão computadores tablets e celulares inteligentes em 2011 do que em qualquer outro ano, de acordo com a projeção da Consumer Electronics Association. O faturamento do setor de bens eletrônicos de consumo deve atingir o recorde de 190 bilhões de dólares (cerca de 300 bilhões de reais) em 2011.
Segundo o relatório, divulgado nesta segunda-feira, as vendas de tablets como o iPad, da Apple, e seus concorrentes atingirão os 26,5 milhões de unidades, o que resultará em faturamento de 14 bilhões de dólares (cerca de 22 bilhões de reais). As vendas de celulares inteligentes devem crescer em 45%, alcançando a marca dos 23 bilhões de dólares (aproximadamente 36 bilhões de reais).
"Um ano atrás, os tablets eram um mercado novo e não comprovado. Agora, ele e outros aparelhos móveis, como os celulares inteligentes e leitores eletrônicos, estão liderando todo o setor em termos de crescimento", afirmou Steve Koenig, diretor de análise setorial da associação.
O estudo informa ainda que o setor de bens eletrônicos de consumo se expandirá em 5,6% este ano, o que supera os 2,4% de crescimento previstos para o PIB dos Estados Unidos. O faturamento total dos fabricantes de bens eletrônicos de consumos também deve subir no ano que vem, para o recorde de 197 bilhões de dólares (311 bilhões de reais).
O volume de vendas de leitores eletrônicos como o Amazon Kindle dobrará, atingindo 1,8 bilhão de dólares (2,8 bilhões de reais). Esses produtos móveis estão estimulando o crescimento de receita do setor, enquanto outros tipos de bens eletrônicos de consumo, a exemplo dos televisores de telas planas, mostram queda, afirmou Koenig.
A pesquisa constatou que 88% dos domicílios dos EUA já têm ao menos um televisor digital. Devido a esse alto percentual de penetração, as vendas de televisores devem cair este ano, mas o faturamento do segmento superará os 18 bilhões de dólares (cerca de 28 bilhões de reais).

Nenhum comentário: