terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um Pouco da História de Touros

Marco de Touros



O marco de Touros, datado de 1501 é um dos primeiros registros portugueses no Brasil, considerado Patrimônio Histórico Nacional. 
Touros é tido como um dos primeiros locais que os portugueses pisaram ao chegar no Brasil. Moradores locais contam a história que Pedro Álvares Cabral pisou antes lá do que em Porto Seguro (BA). O povoado começou com uma colônia de pescadores e virou município em 1833. O Marco de Touros é uma pedra calcária de granulação fina, provavelmente de mármore português ou lioz, medindo 1,20m de altura; 0,20m de espessura, 0,30m de largura; 1,05m de contorno.
Na parte superior, contém a cruz da Ordem de Cristo (a famosa Cruz de Malta) em relevo e, abaixo, as armas do rei de Portugal e cinco escudetes em aspas com cinco quinas, sem as bordaduras dos castelos. Desde 1976, encontra-se nas dependências da Fortaleza dos Reis Magos, quando ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural. Na praia do Marco, em Touros, existe uma réplica do Marco, que mantém a tradição, os mitos, a crença do povo e reforça a idéia de que a ação religiosa dos habitantes preservou um patrimônio que, de outra forma, teria sido destruído.

Nenhum comentário: