domingo, 30 de janeiro de 2011

Importações crescem mais de 100%

Enérgia Eólica
O Rio Grande do Norte fechou o ano de 2010 com déficit de US$ 34 milhões (aproximadamente R$ 57 milhões) em sua balança comercial, como resultado de um incremento superior a 100% nas importações, enquanto as exportações cresceram 10%. Mas, apesar de o cenário parecer desfavorável ao estado, o intenso crescimento na entrada de produtos estrangeiros reflete uma modernização da indústria local, incluindo um “boom” de investimentos em parques eólicos.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), desde 1997 essa foi a primeira vez que o estado terminou um ano com déficit.
Para o diretor do Curso de Relações Internacionais da Universidade Potiguar (UnP), André Lemos, 2010 foi um ano atípico, com o grande acréscimo nas importações tendo sido provocado por um motivo bastante pontual. Isso porque as importações foram principalmente de equipamentos voltados à geração de energia eólica, que correspondeu a mais de 60% da pauta e nem era realidade no estado até 2009. “Esse movimento não deverá se repetir em 2011 e as exportações devem voltar a ser maiores do que as importações. A não ser que os investimentos em energia eólica continuem bastante significativos, ou que surja outro setor com tanta necessidade de investimentos do mesmo tipo”, prevê.


Nenhum comentário: