terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FNF cobra posição do Governo sobre Machadão

A indefinição quanto à data da demolição do Machadão, se realmente vier a ocorrer, está gerando insegurança dentro da Federação Norte-riograndense de Futebol. O presidente José Vanildo afirma que há poucas alternativas de praças esportivas na Grande Natal e que é necessário que o Governo do Estado converse com a FNF e os clubes sobre as expectativas sobre datas para utilização do Machadão, já que, com a preparação para a Copa, passou ao Executivo do estado as discussões sobre a demolição do estádio. O objetivo da FNF é antecipar as possíveis alterações na tabela.
Até o momento, o único estádio liberado para receber jogos do campeonato estadual é o Nazarenão, em Goianinha. Porém, a expectativa é que até o dia 26 a maioria dos estádios apresente os laudos necessários para que possam receber jogos do estadual. O problema é a falta de campos na região metropolitana de Natal.

Atualmente, Machadão, Frasqueirão e Nazarenão são as alternativas para Alecrim, América e ABC. O estádio tenente Luiz Gonzaga, em Parnamirim, que poderia ser utilizado pelo Alecrim, foi considerado inviável e, de acordo com Vanildo, não receberá jogos do estadual. O Frasqueirão e Nazarenão aparecem como alternativas para os jogos dos clubes da capital. Mesmo com as recentes discussões através da imprensa entre dirigentes de América e ABC, Vanildo acredita que o Frasqueirão poderá ser utilizado por outro clube que não seja o ABC.

"Caso o Machadão seja demolido, já ouvimos posicionamentos do presidente Rubens Guilherme de que pode haver a negociação para que o campo (Frasqueirão) seja utilizado. E há também o estádio de Goianinha. O que precisamos é saber quando o Machadão vai parar de receber jogos, se é que vai ser demolido", disse Vanildo.

O presidente da FNF afirma que, até o momento, ninguém do atual Governo procurou os membros da federação ou os próprios clubes para tratar sobre a Copa. O dirigente demonstrou irritação com o fato. "Não somos ouvidos nessas coisas que tratam de futebol. Quem são ouvidos são os engenheiros, os construtores. Parece que não é uma Copa de futebol. Parece que não tem jogo de bola", criticou o dirigente, afirmando esperar que "o governo se sensibilize e converse sobre futebol com os clubes e a federação".

Apesar da falta de praças esportivas em Natal, Vanildo diz que já há um conjunto de alternativas para a hipótese de demolição do Machadão, como mudanças de mandos de campo e horários de jogos. No entanto, ele defende mais velocidade na definição sobre as datas em que o estádio poderá ser utilizado.

Mossoró

Em Mossoró, Potiguar e Baraúnas ainda não têm onde mandar os jogos. De acordo com José Vanildo, o único estádio que poderá receber partidas dos clubes na região é o Nogueirão, que está em reformas. A alternativa apresentada pelo Baraúnas de jogar em Areia Branca, de acordo com Vanildo, não existe.

"Areia Branca tem um estádio para jogos amadores, pequenos amistosos, e não para receber jogos do campeonato", explicou.

Apesar das reformas, Vanildo acredita que o Nogueirão pode estar pronto para o início do campeonato, no dia 30 de janeiro. "Os jogos só serão realizados onde houver o cumprimento do estatuto do torcedor. Até o dia 26 vamos receber os laudos com as liberações", disse.

Nenhum comentário: