São Paulo (AE) - O início das inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) foi adiado para o próximo dia 31. O prazo começaria a valer na segunda-feira (17), mas foi prorrogado porque a data de encerramento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também mudou. Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até as 23h59 de amanhã para se inscrever no Sisu. O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de alunos matriculados em cursos de ensino superior
Estudantes que precisam alterar dados para renovar o financiamento também têm de esperar a abertura do sistema do Fies para fazer as mudanças.
O alteração no funcionamento do Sisu também provocou a prorrogação do início das inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) - elas começam sexta-feira (21) e vão até dia 25.
Mudança
A pedagoga Malvina Tuttman, que até segunda-feira (17) era reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Enem. Ela substituirá Joaquim Soares Neto que, segundo o Ministério da Educação (MEC), pediu demissão em dezembro. Sob sua gestão, que durou apenas um ano, houve falhas de impressão e de montagem das provas, erros na folha de resposta e vazamento do tema da redação do Enem.
A indicação de Malvina - um dia após uma reunião do ministro Fernando Haddad com a presidente Dilma Rousseff - aponta para a consolidação do novo Enem como ferramenta de seleção unificada para ingresso nas universidades públicas federais. Sob a direção de Malvina, a UniRio foi a primeira instituição a anunciar a adoção do Enem como única forma de acesso à graduação.
Na época do anúncio da mudança, em abril de 2009, a pedagoga declarou considerar importante rever o processo seletivo das universidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário