sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Próxima etapa do recadastramento biométrico vai atingir 800 mil eleitores de cinco estados

Da Agência Brasil
Mais 800 mil eleitores passarão pelo recadastramento biométrico que está sendo feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A próxima etapa atingirá 20 municípios de cinco estados (Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins). A meta do TSE é alcançar 10 milhões eleitores habilitados a votar em urnas eletrônica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais de 2012.
Segundo o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, o recadastramento biométrico aumenta a segurança da votação. “Nos demos um passo extraordinário com a identificação biométrica dos eleitores. A eleição se processa a prova de qualquer fraude e a prova de qualquer equívoco, a biometria não só aumenta a segurança na identificação do eleitor mas reduz o tempo de votação.”
Hoje (23), Lewandowski esteve em Sergipe, onde se reuniu com a presidenta do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira, juízes eleitorais, chefes de cartórios e servidores da Justiça Eleitoral, para uma avaliação do processo de recadastramento biométrico no estado.
“Verificamos que, superados os percalços iniciais, as coisas estão caminhando bem. Cerca de 50% das metas já foram atingidas e, tenho certeza, a convicção de que no dia 16 de dezembro estaremos aqui, juntos, comemorando a vitória do recadastramento de todos os eleitores de Sergipe”, disse.
A estimativa do TSE é que, nas eleições de 2018, todos os eleitores do país possam ser identificados biometricamente.

Nenhum comentário: